domingo, 17 de maio de 2009

Materia publicada na revista Petros (Petrobras) em abril de 2009


A NOBREZA DE LIDAR
COM O OFÍCIO LITERÁRIO

Antologia Literária como obra de referencia

Entre os anos de 1961 e 1971, Roberto de Castro Del’Secchi exerceu suas atividades profissionais na refinaria Duque de Caxias (Reduc). Devido à saúde debilitada, no entanto teve de interromper prematuramente a trajetória na Petrobras. Mas, se o sistema perdeu um petroleiro, o mundo ganhou um literato com talento reconhecido. Entre outras distinções conquistadas, Del’Secchi faz parte de cinco academias de letras – três no interior do Rio de janeiro, uma em Minas Gerais e outra do Rio Grande do Sul.
Autor de várias obras destaca como principal a “ Antologia Del’Secchi de contos, crônicas e poesias”, publicada anualmente e que reúne até 230 escritores brasileiros e do exterior – Espanha, Portugal, Cuba e Itália. “Em 19 edições, mais de 1.300 autores já participaram tirando suas obras da gaveta e tornando-as conhecidas”.
O livro tem tiragem de 5 mil exemplares e é distribuído em universidades, escolas e bibliotecas. Ao participar o autor também recebe 5 exemplares e torna-se sócio efetivo da Fundação Cultural Del’Secchi, que mantém uma vasta biblioteca de acesso público, cujo acervo é composto de doações. “Esta é a forma de intercambio cultural que encontramos para divulgar o autor e suas obras”. E apesar de os escritores terem opção de escreverem sobre qualquer assunto, sempre sugere um tema e para esta edição, Del’Secchi sugere o tema “Superação Humana”.
Além de um amante do ofício literário, o editor-petroleiro é um belo anfitrião. Com o apoio de sua esposa e fiel escudeira, Lídia Maria Gomes Perrout Del’Secchi, construiu, em Vassouras (interior do RJ), uma casa no estilo de castelo medieval “somente para acomodar os poetas e escritores que visitam a localidade.”
Sua família chegou à cidade em 1875, ajudou a fundar a colônia Porto Real e até hoje tem laços afetivos fortes com a região que viveu os áureos tempos quando a locomotiva da economia era “movida a café”. Ele é primo do ator Hugo Carvana e tem ascendência ilustre – a família recebeu o título de nobreza do rei da Sardenha (Itália) em agosto de 1731. Entre os seus antepassados constam ainda personagens como papas, pintores, poetas, astrônomos. Talvez derive de seu DNA a atração pela genealogia (estudo dos ancestrais dos indivíduos) e por história. Aqui sua maior especialidade é o estudo das raízes italianas, grupo de descendentes aos quais orienta sobre como obter a cidadania. Os escritores interessados em entrar em contato ou solicitar mais informações sobre a Antologia devem enviar mensagem para: antologiadelsecchi@oi.com.br

Nenhum comentário: